OTOPLASTIA INFALTIL

Otoplastia na Infância – a correção da orelha de abano

A Otoplastia na Infância é a cirurgia que corrige deformidades na orelha, como macrotia (orelhas muito grandes) e proeminência (orelhas de abano), melhorando sua forma, posição ou proporção. A otoplastia vai muito além da correção estética, mas também visa melhorar a auto-estima da criança e fazer com que ela tenha mais qualidade de vida. As orelhas de abano podem causar desconforto social, fazendo com que a criança fique na defensiva e não se socialize.

A Correção de Orelhas de Abano em Crianças Vítimas de Bullying tem grande importância no desenvolvimento psicossocial da criança

A partir de qual idade pode realizar a Otoplastia?

A cirurgia deve ser realizada após os 7 anos de idade, quando a cartilagem da orelha já está estável o suficiente para passar pelo procedimento.

Além da melhor qualidade de vida, realizar a otoplastia na infância ou início da adolescência, garante uma recuperação mais rápida pois a cartilagem nessa idade é bem mais maleável e o organismo jovem produz células mais rapidamente, o que torna a cicatrização melhor do que em adultos.

Quais são as Indicações para a Otoplastia Infantil?

A criança precisa estar bem de saúde – sem doenças que coloquem a vida da mesma em risco – ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido.

Como é realizada a Otoplastia em crianças?

A Otoplastia além de ser um procedimento totalmente seguro, trabalha no psicológico da criança, ajudando-a a construir uma autoestima fortificada e a crescer com o emocional saudável.

É importante que o responsável pela criança tire todas as suas dúvidas e entregue o histórico completo do paciente. Exames e avaliações serão solicitados.

A Otoplastia Infantil pode ser realizada com anestesia local, com ou sem sedação. As incisões cirúrgicas são realizadas atrás da orelha e, quando necessárias na parte da frente, são feitas na dobras onde ficam escondidas.

 

Como é a recuperação da Otoplastia em crianças?

Após o procedimento, é indicado que a criança utilize o curativo durante os dois primeiros dias, e depois uma faixa elástica (a faixa elástica protege as orelhas de traumas e as mantém na nova posição).

Como é a recuperação da cirurgia de otoplastia em crianças?

A recuperação da otoplastia infantil costuma ser bem rápida e tranquila.

Durante o pós-operatório é comum que a criança sinta algum desconforto ou dor leve nos primeiros dias, mas nada que não possa ser aliviado com os medicamentos prescritos pelo médico.

Nos primeiros dias após o procedimento, a criança deverá utilizar uma faixa para proteger a orelha e assegurar o resultado. Além disso, será necessário evitar atividades físicas intensas e esportes que envolvam contato físico por 30 dias, mas a escola pode ser tranquilamente retomada após 2 dias.

São necessários alguns cuidados também na hora de dormir. É imprescindível que a criança durma de barriga para cima. Além disso, pode ser indicado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, visando amenizar dores – caso aconteça – e evitar infecções (o que é raro). A criança pode voltar à rotina de exercícios e brincadeiras após dez dias.

 

A otoplastia infantil é um procedimento seguro?

Sim, a Otoplastia infantil é um procedimento completamente seguro e eficaz. No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos associados à cirurgia.

Por isso, é importante seguir todas as instruções pré e pós-operatórias para garantir uma recuperação tranquila.

 

Como é feita a otoplastia infantil?

É compreensível que os pais se sintam receosos em relação à otoplastia infantil, afinal de contas essa pode ser a primeira cirurgia dos seus pequenos.

Talvez, saber detalhadamente como funciona o procedimento pode tranquilizá-los um pouco mais, então vamos entender melhor como é feita a cirurgia?

Antes do procedimento, é necessário que a criança seja submetida a alguns exames de sangue como o hemograma, coagulograma e exame de glicemia a fim de avaliar seu estado de saúde. Se estiver tudo bem, a criança está apta a seguir para cirurgia.

A otoplastia infantil é realizada sob anestesia geral e geralmente leva de uma a duas horas, é uma cirurgia relativamente rápida. Inicialmente, fazemos uma incisão atrás da orelha da criança para acessar a cartilagem e demais estruturas.

Em seguida, moldamos a orelha conforme o desejo dos pais e necessidades do paciente e retiramos excessos caso necessário. Por fim, a orelha é suturada de modo a criar uma aparência natural, mais simétrica e menos proeminente.

Após a cirurgia, o paciente usará uma bandagem na cabeça por alguns dias para ajudar a proteger as orelhas e manter a forma desejada. Neste período, importante seguir as instruções da cirurgiã para garantir uma recuperação segura e eficaz.

 

Qual é anestesia utilizada em crianças durante a otoplastia?

A anestesia utilizada em crianças durante a otoplastia pode variar dependendo da idade e do estado de saúde da criança. Geralmente, utilizamos a anestesia local com sedação leve, para garantir que as crianças estejam completamente confortáveis durante a cirurgia.

 

Quais são os riscos e complicações associados à otoplastia infantil?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos e complicações associados à otoplastia infantil, como infecção, sangramento excessivo, reações adversas à anestesia e cicatrizes visíveis.

No caso da otoplastia especificamente, o paciente pode apresentar um resultado assimétrico ou pouco natural quando o procedimento não é realizado por um profissional qualificado.

 

Além disso, quando a otoplastia é realizada antes dos 7 anos de idade, há grandes chances de a criança apresentar alguma deformidade no futuro, uma vez que o procedimento foi realizado antes da formação completa das orelhas.

Por isso, é importante que o seu filho realize a otoplastia infantil apenas a partir dos 7 anos de idade e que o procedimento seja realizado por um cirurgião experiente e qualificado.

Quando essas instruções são seguidas, os riscos associados à cirurgia são mínimos e o resultado é uma orelha com curvas naturais e agradáveis que dura a vida toda.

 

Quanto tempo dura a cirurgia de otoplastia em crianças?

A cirurgia de otoplastia em crianças geralmente leva de 1 a 3 horas, dependendo da complexidade do caso. De modo geral, a otoplastia infantil é um procedimento relativamente rápido.

 

Qual é o tempo de internação hospitalar após a otoplastia infantil?

Não há necessidade de internação e a criança é liberada no mesmo dia.

 

Quais as orientações para os pais e cuidadores da criança antes e depois da otoplastia infantil, como é o pós-operatório e como cuidar da orelha da criança?

Antes da otoplastia é fundamental que os pais conversem com a criança a fim de tranquilizá-la e informá-la sobre o procedimento. Caso desejem, deixem que as crianças façam perguntas à cirurgiã, será um prazer ajudá-las a se sentirem mais seguras.

Após a otoplastia infantil, é importante seguir as instruções do cirurgião para cuidar das orelhas do seu filho.

Isso pode incluir o uso de curativos ou bandagens por alguns dias, evitar atividades físicas intensas, assim como evitar dormir de lado por algumas semanas. Além disso, é importante manter as orelhas limpas e secas durante o período de recuperação para evitar infecções.

 

Por fim, para maior conforto dos pequenos, também é importante administrar os medicamentos prescritos no tempo correto a fim de ajudar no processo de cicatrização.

 

É necessário usar curativos após a otoplastia infantil? Por quanto tempo?

Sim, após a otoplastia infantil é necessário usar curativos para proteger a região operada e auxiliar na recuperação. Os curativos devem ser trocados regularmente e a região operada deve ser mantida limpa e seca.

Especialmente no caso de crianças, a faixa de otoplastia é outro cuidado indispensável, ela evita traumas na orelha e assegura o resultado desejado até que a cartilagem seja cicatrizada.

Ela evita ainda que as orelhas dobrem, protege as orelhas durante o sono, auxilia na redução do inchaço e que as crianças levem as mãos até o curativo, acelerando assim o processo de cicatrização.

O tempo de uso dos curativos pode variar de acordo com o processo de cicatrização e as recomendações médicas, mas geralmente a faixa é utilizada por 1 mês após a cirurgia de forma integral e por mais 1 mês apenas para dormir.

 

A criança sentirá dor após a otoplastia?

É comum que a criança sinta algum desconforto e dor leve após a cirurgia de otoplastia, que pode ser controlada com medicamentos prescritos pelo médico. Porém, os pais podem ficar tranquilos, pois desconforto e a dor geralmente diminuem após os primeiros dias e a criança pode retomar suas atividades normais em algumas semanas.

 

É possível que a otoplastia infantil precise ser repetida no futuro?

Em geral, a otoplastia infantil é um procedimento eficaz e duradouro que acompanha a pessoa pelo resto da sua vida.

No entanto, em alguns casos raros, pode ser necessário fazer uma revisão cirúrgica, especialmente quando o procedimento é realizado por pessoas não qualificadas ou antes dos 7 anos de idade.

 

A otoplastia infantil afetará a audição da criança?

Não!

A otoplastia infantil é uma cirurgia realizada apenas na orelha externa, ou seja, na parte visível da orelha. Esse procedimento não afeta a audição da criança, pois não envolve as estruturas internas do ouvido.

 

É possível fazer otoplastia infantil em apenas uma orelha?

Sim, é possível realizar a otoplastia infantil em apenas uma orelha, se houver uma assimetria ou deformidade em apenas um lado. Existem alguns tipos de deformidades que se apresentam nessa forma.

No entanto, caso a criança apresente deformidades nas duas orelhas, é recomendado que o procedimento seja realizado em ambos os lados uma única vez, dessa forma o paciente passará por um único procedimento, o que é mais confortável e conveniente.

 

A otoplastia infantil pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos?

Sim, a otoplastia infantil pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, como a correção de uma malformação na orelha ou outro procedimento cirúrgico. No entanto, é importante que os pais discutam com o médico todas as opções disponíveis e os riscos e benefícios de cada procedimento.

Juntos, avaliaremos a possibilidade de realizar os procedimentos em conjunto e se essa é, de fato, a melhor abordagem.

 

A cicatriz da otoplastia infantil é visível?

A cicatriz da otoplastia infantil é mínima e imperceptível, pois ela costuma ficar escondida atrás da orelha ou na dobra natural do pavilhão auricular.

A otoplastia pode interferir no crescimento e desenvolvimento da orelha da criança?

A otoplastia pode interferir no crescimento e desenvolvimento da orelha da criança?

A resposta é: não!

A idade mínima recomendada para a realização da otoplastia é 7 anos justamente porque nessa fase a orelha já está completamente formada, logo a cirurgia não afeta o crescimento e desenvolvimento da orelha, pois ele já está completo.

 

Como preparar a criança para a cirurgia de otoplastia?

Para preparar a criança para a cirurgia de otoplastia, é importante explicar de maneira clara e objetiva o procedimento, ressaltando os benefícios e tranquilizando-a quanto aos medos e receios. É essencial que a criança se sinta segura e confortável com a decisão de realizar a cirurgia, pois este também é um momento muito delicado para os pequenos.

Clique aqui caso queira mais dicas de como tornar o procedimento mais tranquilo para seu filho.

O que esperar da otoplastia infantil em termos de resultados e melhora na qualidade de vida da criança?

Os resultados da otoplastia infantil podem ser notados logo após o procedimento, mas é importante ter em mente que o inchaço e a vermelhidão podem demorar algumas semanas para desaparecer.

Após esse período, a criança e os pais já poderão notar a melhora na aparência das orelhas e sentir mais confiança e autoestima.

Quanto mais cedo o procedimento é realizado, maiores os impactos positivos na vida da pessoa, uma vez que – infelizmente - orelhas proeminentes costumam ser alvos fáceis de bullying e reclusão social.

Submeter o seu filho a otoplastia infantil pode ser um ato de amor para ajudá-lo a ter bem-estar emocional e psicológico não só durante a infância, mas por toda a sua vida.

 

Se você está considerando o procedimento para o seu filho e gostaria de se informar melhor a respeito, saiba que eu estou à disposição para te ajudar.

 

Entre em contato e agende sua consulta! Será um prazer cultivar uma infância repleta de autoestima para o seu pequeno.

Precisa de mais informações
ou agendar um horário?